DIA DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA

DCTA celebra o Dia da Engenharia da Aeronáutica

Homenagem ressalta a trajetória de visionários que transformaram a Engenharia da Aeronáutica e contribuíram para a soberania nacional.
Publicada em: 29/10/2025 17:07
Imprimir
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 28 de outubro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Engenharia da Aeronáutica. A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além do efetivo e convidados.

Durante o evento, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, de autoria do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, que ressaltou o legado e a relevância do visionário Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia da Aeronáutica e idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual DCTA. O texto também destacou figuras de referência, como o Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, o Brigadeiro Engenheiro Paulo Victor da Silva e o Professor Richard Smith.

“Esses nomes, entre tantos outros, representam o patrimônio moral e intelectual da Engenharia da Aeronáutica. Simbolizam o espírito de superação, de disciplina e de entrega à missão, que inspira cada engenheiro militar, cada pesquisador, cada técnico e cada profissional que, direta ou indiretamente, serve sob o estandarte da Força Aérea Brasileira. As comemorações de hoje são oportunidades para destacar o papel da engenharia, em especial de suas diversas áreas relacionadas aos campos aeroespacial, civil e militar, englobando pesquisa, concepção, fabricação e manutenção de tecnologias, produtos e sistemas”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Malta.

Em seu pronunciamento, o Major-Brigadeiro Luciano enfatizou a importância da data e o papel essencial dos engenheiros no fortalecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) e no desenvolvimento do país.

“É uma data especial, na qual relembramos as diversas contribuições da engenharia para a FAB e para a nação como um todo, com destaque para as áreas de infraestrutura, tecnologia da informação, aeronáutica, espacial e de defesa. Ao longo dos anos, muito já foi construído, e tantos outros projetos estão em desenvolvimento ou em fase de implantação. Olhando para o futuro, podemos afirmar que os desafios tecnológicos e operacionais enfrentados diariamente nas organizações militares da FAB são as forças motrizes que impulsionam nossos engenheiros, militares e civis, a superarem todas as barreiras, contribuindo, assim, de forma efetiva para o cumprimento da missão primordial da Força Aérea Brasileira: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, em defesa da Pátria”, declarou.

Fotos: DCTA